Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Imagens fixas

Blog onde as fotos não têm de ser perfeitas para ser mostradas. Aqui as imagens contam histórias.

Imagens fixas

Blog onde as fotos não têm de ser perfeitas para ser mostradas. Aqui as imagens contam histórias.

PRAIA DE MIRA em 1987

Como 1º post deste meu fotoblog, achei que seria interessante colocar algumas imagens antigas (tiradas em Junho de 1987) de uma localidade à beira mar onde passava as férias de verão em criança, a Praia de Mira .

 

 

Nesta altura a zona era um paraíso, havia pouca construção, poucas viaturas, dentro da localidade ninguém andava de carro, a bicicleta era o meio de locomoção mais usado.

 

A Barrinha ou Lagoa da Praia de Mira que em tempos esteve ligada ao mar era um autentico lago de aguas claras e limpidas, havia alturas em que podia-se ver o peixe a morder o isco.

 

 

 

Na praia a azafama da pesca era seguida com interesse por toda a gente, o modo artesanal como as redes eram colocadas e retiradas do mar  atraía muitas pessoas para o local.

Os barcos eram puxados para a água e retirados de lá por duas juntas de bois que através de fortes cordas presas às argolas da proa ou da ré do barco, faziam-no deslizar sobre rolos de madeira permitindo o seu movimento sobre a areia. A recolha da rede, uma tarefa lenta, era feita por várias juntas de bois, que davam ali o seu esforço

Quando a rede chegava, o interesse aumentava, normalmente vinha repleta de peixe do mais variado. Junto ao mar centenas de pequenos peixes conseguiam fugir da rede e faziam as delicias das crianças que corriam apanhá-los. Uma multidão juntava-se de imediato à volta dos pescadores enquanto estes separavam o peixe para caixotes.

 

 

Todo aquele peixe a saltar, fresquinho, era um visão de grande fartura que agradava a todos. Algum do peixe era vendido em leilão logo na praia, outra parte era destinado a restaurantes da zona e para os pescadores.

 

 

 

Isto em 1987!